Portugal, berço de vários povos apresenta uma grande diversidade das suas formas culturais e artísticas. Reconhecer as suas tradições musicais é conhecer um pouco da história do nosso país. A música popular portuguesa é a característica que melhor reflete Portugal a nível nacional e internacional.
Para além da voz, é de igual importância a variedade dos instrumentos musicais que caracterizam a música de cada região ou comunidade. O Minho por sua vez não é exceção à regra, onde a alegria e a festa são características do povo desta região. Em terreiros, romarias e outras festas, dança-se o vira (a dança popular minhota mais antiga), o malhão, a cana-verde e a chula. A concertina é o instrumento que não pode faltar em qualquer festa ou romaria. No entanto, com as suas inúmeras composições musicais, o Minho é conhecido como o “berço” e a região de onde parte o registo musical das desgarradas/cantares ao desafio. Algumas destas tradições tendem a desaparecer com o decorrer do tempo, mas ainda há quem lute para que muitas continuem vivas na memória do povo.
Cláudia Martins, com apenas 21 anos de idade, residente no concelho de Guimarães de onde compõe as músicas mais marotas, acaba assim por ser conhecida como a “Minhota mais Marota de Portugal”. Esta minhota que todos conhecemos, após ter-se integrado noutros projetos, ter várias participações em programas televisivos, realizado vários espetáculos desde Norte a Sul do país e também estrangeiro até 2008, em 2009 decidiu ela própria criar o grupo “Minhotos Marotos”, onde os cantares ao desafio, a música popular portuguesa, a brejeirice marota e a boa disposição destes reina onde quer que vão, soltando naturalmente gargalhadas a quem os escuta. Ainda em 2009, Cláudia Martins gravou o seu primeiro trabalho “Minhotos Marotos”, em 2010 viria a gravar um segundo trabalho discográfico com o nome “Todos queriam tocar nela”, já no ano seguinte, 2011, deu asas ao terceiro álbum “Levanta mais a perninha”, um trabalho que deu muito que falar. Este ano, Minhotos Marotos lançaram para o mercado o seu quarto trabalho intitulado “O segredo dos Marotos” onde mais uma vez quem reina são as músicas mais marotas de Portugal. Chamados constantemente a participar em programas televisivos, estes Marotos já são bem conhecidos e reconhecidos por muitas comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo.
Em 2011 com mais de 40 concertos realizados, só em Portugal e mais 10 nas comunidades, estes Marotos foram vistos e ouvidos por mais de 35000 pessoas juntamente com mais de 50000 visitas ao Site Oficial. Este ano espera-se duplicar o número de concertos e alegrar um maior número de portugueses cá dentro e lá fora.
Minhotos Marotos prometem que vão continuar a acreditar na força da música portuguesa e na energia de estar em palco!